segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A MAGIA CONTINUA...

Todo esforço da equipe APAE valeu a pena. Uma produção esmerada do Magic Júnior, como já é costume, nos fez sonhar mais uma vez. Qualidade em termos de espetáculo. Muita luz cênica, produção digna de grande show. A Magia do Sanduiche que o diga. Enquanto isto acabei fazendo uma retrospectiva de 20 anos. Quanto trabalho, quanta evolução...
Se existe alguma coisa, em Paranaguá, que funciona como no primeiro mundo, creio que seja a nossa APAE. Um mérito do esforço daquela equipe de anjos – técnicos - professores. Gente comprometida até o dedão do pé.
Quando o espetáculo começa, uma das fundadoras da APAE, Selma Camargo Meira, visivelmente emocionada, senta ao meu lado e pergunta se lembro de como eles começaram a fazer o show: Singelo e despretensioso (do mesmo jeito como fizeram só a abertura deste ano). Lembro que há pouco mais de vinte anos, o meu filho Pedro e eu estivemos ali naquele universo especial.
Os depoimentos de pais sobre os seus filhos inegavelmente é de uma riqueza impar. Só quem passa, sabe. Dos preconceitos – inclusive os nossos -, das incertezas diante do filho comprometido. Crianças que não teriam nem um por cento de chance de sobreviverem ou saírem do estado vegetativo estavam ali mostrando o quanto à vida também se esforça quando tem gente se doando como aqueles pais ou profissionais. Existem milagres e milagres. Ali é estímulo, esforço, perseverança, dedicação, amor, competência... E, algum milagre dos verdadeiros, também.
Olhava a Selma, aquela mulher mignon, me fazendo sentir uma Pequena Polegar com os meus robustos 1m72. Selma é uma das mulheres que mais admiro e respeito na nossa cidade: Engajada e comprometida até o último fio de cabelo. O filho Tiago é um exemplo vivíssimo do amor e da dedicação que ela nutre. Ela é uma típica pessoa justa, nunca uma “boazinha”. (Muita gente confunde justo com bom. Quando o sinônimo vira bonzinho, então piorou).
Senti muito equilíbrio e força vindo daqueles meus irmãos durante os depoimentos. Quase todos muito bem resolvidas com a surpresa que o destino lhes concedeu; firmes, emocionantes, determinados...
Quando foi a minha vez de procurar a APAE de Paranaguá, foi a Selma que me ajudou a achar o caminho... Muitas vezes o seu olhar penetrante parafusava o meu coração frouxo e não me deixava embalar na “peninha de mim”. Eu queria colo, mas, ela me emprestou um ombro rápido e um “tapa na bunda”, para saltar em frente.
Quando o mestre é bom os discípulos também o são. Duas filhas da Selma seguem as suas pegadas na APAE. Tem coisas que estão no DNA, no sangue e no coração. Amém!
Além do escuro do ginásio e da cegueira natural, quase não via ninguém a não ser a Borboleta Amanda voando entre as flores; a minha ex-vizinha, a professora Cristina, magra, loira e linda; a diretora Marisa Barbosa correndo para lá e para cá para a peteca não cair mantendo impecável o espetáculo.
Dizer parabéns para a equipe da APAE, alunos e pais é muito pouco. Estou literalmente sem palavras.
Obrigada por tudo aquilo que vocês já fizeram, fazem e farão, sempre, porque a magia continuará enquanto houver gente – como vocês - disposta a mantê-la. Nas próximas gerações, quando os ciclos se repetirem, virão mais crianças precisando de atenção e carinho especial, outros pais precisando de acolhida e - mais que amparados – serão orientados por esta raça especial de profissionais...
... APAExonados, vocês oferecem esperança ao mundo! Não foi por acaso que a Magia do Tempo trazia a presença de Jesus Cristo. O amado Mestre que nos pediu para dar uma salgadinha nesta vida sem graça e jogar luz no palco.
A Magia do Tempo se repetiu e vinte e um ano se passaram...
Vocês brilharam como uma Constelação de primeira grandeza.
.........................................................................................................................................................
Um especial agradecimento aos meus patrocinadores que me permitem trabalhar com dignidade e mostrar aquilo de bom que existe aqui em Paranaguá. Nesse evento: Mazur Veículos, Embalabem, Ângelas Confecções e a Casa das Flores.
.........................................................................................................................................................
Hoje, ao abrir a minha caixa de mensagem encontrei esta, de uma amiga muito querida que resume tudo aquilo que a APAE significa para nós e ao Brasil.
.. OI, amiga Dolly,
...deveria ter me esforçado e ter ido na APAE, pois ELES, através do nosso DEUS , nos fazem perceber quanto é bom viver, na presença de DEUS, e quanto somos egoístas, e pequenos perante este mundo-cão . Divulgue a APAE PARANGUÁ
AO MUNDO ATRAVÉS DO TEU TRABALHO, POIS NÃO CONSIGO ENTENDER COMO QUEREM ACABAR COM ESTA INSTITUIÇÃO QUE APESAR DE SER BRASILEIRA É HONESTA, INTEGRA E LÁ SÓ TRABALHA QUEM TEM MUITO AMOR PARA DAR E VENDER.
DEVERÍAMOS CRIAR UM PLEBISCITO VIRTUAL, PARA QUE O BRASIL PUDESSE
OPINAR, A RESPEITO DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS NORMAIS, ONDE NEM TODOS
ESPECIAIS, PODEM FREQUENTAR, E ONDE NÃO TEM PESSOAS COMO AS QUE VÃO
TRABALHAR NA APAE. É O CASO DO MEU NETO, QUE É COMO DISSERAM AS
PROFISSIONAIS DA APAE ONDE ELE FOI AVALIADO, QUE O CASO DELE, É UM
GRÃO DE AREIA....MAIS A ESCOLA QUE ELE ESTUDA, DEIXOU QUE UMA MÃE SEM
AMOR, PUDESSE FAZER UM ABAIXO ASSINADO PARA TIRÁ-LO DA ESCOLA.
TRISTE, MUITO TRISTE, ESTAS SÃO AS ESCOLAS QUE O NOSSO GOVERNO
QUER QUE TENHAMOS INCLUSÃO, IMPOSSIVEL...