segunda-feira, 5 de abril de 2010

MARY NEIDE VON FFOSSEN: UMA MULHER DE VALOR

Hoje à noite (terça-feira) estarei acompanhando este justo momento na vida desta empresária parnanguara. O Conselho da Mulher Executiva, da ACIAP, está homenageando a Mary Neide, numa alusão ao Mês das Mulheres. Em conversa com a presidente do CME, Magali Kerkoff, fui informada que o critério de escolha recaiu no trabalho e no caráter da destacada. Principalmente, pelas suas atitudes humildes perante a vida e a nossa sociedade.
É com duplo prazer que escrevo sobre ela. Primeiramente, pela feliz escolha que coube –como diria mamãe – como uma luva e, por escrever sobre uma mulher que admiro.
Ela, viúva, criou os filhos. Deu-lhes o melhor estudo. A filha Priscila Melo, é uma respeitada jornalista lotada no Porto e o filho, Carlos Eduardo, formado um Mestre em Biologia pela UNICAMP (que não é para qualquer um).
Ela criou a Orange Decorações há quase dez anos, justamente quando começou o boom dos eventos elaborados. Nascia uma tendência e a Mary Neide pegou a crista da onda. Com muita garra, ela aprendeu a surfar e treinou a sua equipe, que hoje é a extensão da sua família.
A Orange criou now-know e não se intimida para fazer grandes eventos, inclusive fora daqui. E o melhor: Se ela vai para a capital, por exemplo, procura agregar os profissionais e empresas parceiras, levando o nome de Paranaguá junto.
Aliás, a Mary Neide é uma ferrenha defensora da economia local por isto sempre prioriza tudo que for daqui. Ela só parte para comprar material fora de Paranaguá quando se esgotaram as possibilidades. Penso, se os homens do discurso fácil fizessem o mesmo, Paranaguá seria outra, com certeza. A maioria deles pede para investirmos aqui, mas, na primeira oportunidade estão gastando e esnobando Serra acima.
A Mary Neide não é discurso, é prática. Exercício.
Vejo o quanto uma pessoa pode realizar – pela cidade e os seus próximos - quando tem convicção e valores para seguir.
Hoje, a Mary é minha amiga, vizinha da Vila Horizonte e parceira de trabalho. Somos, com muito orgulho, uma das divulgadoras do seu trabalho. Através do site estabelecemos um negócio de duas mãos que deu certo. Recentemente, ela me colocou à par de um evento que foi fechado com um empresário paulista – com ligações parnanguaras – que vem acompanhando os seus eventos, lá de São Paulo, desde que iniciamos o processo. Generosamente, me passou que ele soube fazer uma leitura pontual através das nossas imagens. Tanto faz se é um grande ou um pequeno evento, o capricho e a dedicação que esta profissional dispensa aos seus clientes são um só. E a nossa obrigação é usar o mesmo critério ao fotografar sejam os eventos da Orange ou de qualquer outra empresa. Este senhor, tão distante, soube fazer a interpretação correta e a elegeu exatamente pela sua postura diante dos acontecimentos. Bem frisado por ele.
Algo assim é muito reconfortante. Estimulante. Compensatório. Para todos nós que buscamos fazer e dar o nosso melhor. E isto a Mary Neide faz sempre, realmente não importando se o evento custou merrequinhas ou um merreção, ela e a sua equipe preparam com muito esmero a recepção que for.
Quem tem olhos para ver, enxerga.
O perfil dela, para mim, foi sendo construído na convivência, no conhecimento, na experiência e me estimula, sempre, a seguir em frente, no mesmo caminho da retidão.
Ter um parceiro justo nos dá tranqüilidade e paz de espírito. Podemos baixar as armas e descansar um pouco da luta insana das competições sem ética.
A Mary foi uma grata surpresa. Demoramos algum tempo para nos conhecermos com mais intimidade, mas, nasceu aí uma daquelas amizades feitas de pequenas descobertas que só fortalecem o laço.
Um dia falei que uma amizade construída assim me remete à infância e ao meu tempo de juventude onde os amigos, pareciam, mais sinceros e eram menos decepcionantes que nos dias atuais. A Mary é uma destas amigas que a vida me trouxe de volta.
Esta minha opinião é compartilhada por muitas pessoas que a enxergam exatamente pelo mesmo prisma. Então, ela é e hoje a noite a ACIAP estará fazendo, antes de qualquer coisa, um digno ato de justiça: Ela, realmente, é uma mulher de valor.
O sucesso da Orange não tem segredos tem a Mary Neide e têm princípios.
É o que basta!